Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Água um bem precioso e insubstituível

       É preciso lembrar que, em diversos lugares do mundo, e inclusive no Piauí milhares de pessoas já sofrem com a escassez de água que é um bem essencial a vida.
A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam: o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energa, a o lazer, a navegação, a produção industrial, entre outros.




        Existêm muitas doenças que são associadas à água, por exemplo:

Causada por ingestão: Disenteria, febre tifóide, hepatite, poliomielite, cólera.

Causadas por contato: leptospirose, esquistossomose.

Causadas por insetos, tendo a água como meio de procriação: malária, febre amarela, dengue.

   IMPORTANTE!! Para não perdermos esse bem precioso que é a água, precisamos nos conscientizar quanto ao mal uso da água,por isso, evite o desperdício, seguindo os dez mandamentos.

1. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampa fechada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

Se conscientize hoje porque amanhã pode ser tarde de mais!!!!

Assista ao vídeo "A carta de 2070....O futuro nos alerta!!!"


Metabolismo

        O Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos.O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

      
   O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo.

Reações anabólicas, ou reações de síntese, são reações químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Sintetizam-se novos compostos (moléculas mais complexas) a partir de moléculas simples (com consumo de ATP).

Reações catabólicas, ou reações de decomposição/degradação, são reações químicas que produzem grandes quantidades de energia livre (sob a forma de ATP) a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas (matéria orgânica).
      Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença; mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha peso. Se ambos os processos estão em equilíbrio, o organismo encontra-se em equilíbrio dinâmico ou homeostase. O metabolismo é fundamentalmente estudado pela Bioquímica, usando muitas vezes também técnicas ligadas à Biologia Molecular e à Genética.

Agora assista ao vídeo...



Não deixe de comentar....